Em Sem categoria

Quem é síndico ou integra a equipe de gestão de um condomínio sabe que a inadimplência dos moradores com a taxa de condomínio é um dos problemas mais sérios, entretanto, mais frequentes que acontecem. A verdade é que qualquer pessoa pode passar por algum problema financeiro em algum momento da vida: desemprego, doença na família, má planejamento no orçamento familiar podem fazer com que a taxa de condomínio fique atrasada.

Por esse motivo, é fundamental que a cobrança dos inadimplentes seja realizada de uma maneira correta e ética. Mesmo devendo, o morador merece todo o respeito e mais, suporte para conseguir deixar a condição de devedor. Neste artigo a Contractual Condomínio vai apresentar algumas dicas de como você pode fazer a cobrança com ética e respeito.

Seja estritamente profissional

Muitas vezes a pessoa que você precisa cobrar é um vizinho, com quem você tem mais ou menos simpatia. Mas na hora de fazer a cobrança, lembre-se que se trata apenas de uma relação profissional e comercial. Por isso, cuide em como você escreve. Prefira sempre uma linguagem formal. Por exemplo:

Prezado Fulano, não conta em nosso sistema o pagamento das taxas de condomínio referentes a Jan/20 e Fev/20. Entre em contato conosco para negociarmos a regularização.

Facilite o acesso ao pagamento

Quanto mais fácil e descomplicado for para o morador regularizar o débito, menos inadimplência você terá. Disponibilizar a segunda via de boleto atualizada em um sistema em que o próprio morador possa ter acesso, sem ter que solicitar para você, evita constrangimentos e evita que ele queira negociar juros e multas.

Contrate uma empresa especializada em cobrança

Hoje em dia existe a possibilidade de você terceirizar o serviço de cobrança de condomínio para uma empresa especializada, que conta com profissionais experientes e técnicas eficientes para realizar a cobrança da taxa tanto dos adimplentes como dos inadimplentes.

Inclusive, é possível contratar um serviço que garante o pagamento de 100% da taxa mensalmente, independente do número de moradores em atraso. Se você quer saber mais sobre esses serviços, entre em contato com a Contractual Condomínios. Temos ótimas soluções para você.

Posts recentes

Deixe um comentário

Converse conosco
no whatsapp
cobrança da taxa de condominio