Estamos em período de férias escolares e é possível que muitas crianças entediadas estejam dentro de casa neste exato momento, assim como pais cansados e sem muitas ideias para entreter seus filhos de maneiras diferentes. Pensando nisso, separamos 4 ideias criativas do que fazer para tirar as crianças do sofá com atividades de férias no condomínio. Continue a leitura para conferir:
1. Propostas educativas
A primeira ideia é apostar em atividades educativas para que, mesmo em um momento de pausa escolar, as crianças continuem sendo estimuladas a aprender coisas novas, mas de forma bastante descontraída, afinal de contas, elas estão de férias! Atividades como aula de culinária, oficina de construção de brinquedos, momento de leitura e teatro são algumas opções de atividades que, mesmo que sejam educativas, são bastante divertidas.
2. Brincadeiras retrô
Chegou o momento dos adultos colocarem a mão na massa e exemplificar porque gostam tanto daquela famosa fala “no meu tempo era muito melhor”. Apesar de os tempos serem outros e os novos recursos terem surgido, principalmente os relacionados com a tecnologia, as brincadeiras de antigamente têm seu valor e merecem ser ressuscitadas e apresentadas para a nova geração. A dica aqui é preparar um momento de interação entre pais e filhos, convocando a participação de todos em brincadeiras como: pega varetas, dominó, pique-bandeira, caça ao tesouro, pula corda, pula elástico e etc.
3. Locação de brinquedos
Uma opção que com certeza vai agradar os pais das crianças mais agitadas é a locação de brinquedos que permitam a dispersão de bastante energia, como cama elástica, piscina de bolinha, escorregador inflável, touro mecânico, máquina de dança, air hockey, tênis de mesa, entre outras coisas.
4. Circuitos e gincanas
Ainda pensando em atividades que dispersam bastante energia e garantem crianças bastante cansadas para uma boa noite de descanso em casa, a elaboração de circuitos e gincanas pode ser uma excelente atividade para as férias, podendo até mesmo unir essas duas atividades. Os circuitos podem envolver os mais diversos tipos de obstáculos e desafios, como o caminho de bambolê, acertar a bola na cesta cumprindo uma determinada distância, corrida de saco, corrida com o ovo na colher, entre outras atividades.