Em Dicas

A ata de reunião é um item comum em toda reunião de condomínio, e muitas vezes não recebe toda a atenção devida. Acontece que esse é um documento muito importante porque registra, fundamenta e valida o que é decidido nas reuniões, servindo até mesmo como prova de tudo que for acordado em assembleia.

Existem algumas situações em que esse registro pode ser solicitado como prova do que foi acordado nas reuniões condominiais, como por exemplo diante de uma cobrança judicial, onde o juiz costuma solicitar a ata para justificar o valor da taxa do condomínio.

Continue lendo este artigo para conferir o conteúdo que precisa ser reunido para a formulação de uma ata transparente e efetiva em sua função:

Dados de identificação da assembleia

O primeiro, e muito importante, conteúdo que deve constar na formulação da ata é aquele que identifica a assembleia em questão: data, hora, local, nome do condomínio, se trata-se de uma reunião mensal, semanal, anual ou extraordinária, qual é o assunto em pauta na reunião, nome do presidente da assembleia, lista de presentes e lista de ausentes.

Itens discutidos e decisões acordadas sobre cada um deles

A ata deve conter um registro todos os itens que forem discutidos ao longo da reunião e de todas as decisões que forem acordadas sobre cada um deles, contendo detalhes (principalmente valores) daquilo que for apresentado, proposto e decidido.

Assinaturas de todos os presentes

As assinaturas dos presentes podem ser recolhidas, no local, por meio de uma lista de presença, não se fazendo necessária a inclusão das assinaturas na ata em si, apenas a do presidente. Apesar de não precisarem estar na ata em si, as assinaturas dos presentes são indispensáveis para a validação da assembleia e da própria ata.

É necessário tornar a ata pública

O último, mas não menos importante, passo é tornar a ata pública através do envio desse documento para os condôminos. Esse é um aspecto fundamental para uma ata transparente e de conhecimento de todos.

Ficou com alguma dúvida sobre a formulação da ata? Entre em contato conosco!

Posts recentes

Deixe um comentário

Converse conosco
no whatsapp
condominio atrasado