Em Dicas

Ter a preocupação de tornar o condomínio sempre melhor faz parte do trabalho de um bom síndico. Acontece que no desempenho cotidiano da função, ter ideias criativas para melhorar o condomínio pode ser uma tarefa bastante difícil. Pensando nisso, preparamos um conteúdo com 5 ideias criativas para condomínios. Confira:

Captação e reuso de água

Investir em um sistema de captação e reuso de água é uma ideia com potencial para ser bastante benéfica tanto para os condôminos quanto para o meio ambiente. Além de contribuir para a economia de água, essa estratégia pode reduzir os gastos em conta de água dos moradores, além de reduzir o impacto gerado pelos rodízios municipais de água, por exemplo.

Sistema de energia solar

Outro recurso bastante interessante quando se pensa em sustentabilidade e economia é o investimento na instalação de sistemas de energia fotovoltaica, a famosa energia solar. Apesar de contar com um investimento inicial mais elevado, no longo prazo a economia pode ser de até 95% por mês, tanto para a utilização de energia por parte de cada morador, quanto nos ambientes em comum.

Renda extra

Gerar renda extra para o condomínio é uma excelente ideia para possibilitar melhorias nas áreas em comum. Algumas formas de gerar renda extra de forma passiva para o condomínio são: disponibilizar um espaço para a inserção de outdoors publicitários e permitir a utilização do terraço para a instalação de antenas de telefonia.

Eventos para integração de moradores

Promover eventos para gerar integração entre os moradores é uma excelente estratégia para manter o bom convívio e até mesmo gerar mais engajamento para outras situações, como as assembleias de condomínio. Os eventos podem ir desde festas em datas comemorativas, como festa junina, dia dos pais, dia das mães e dia das crianças até a criação de uma horta comunitária, por exemplo.

Incentivo para a separação de lixo reciclável

Como incentivo para a separação de lixo reciclável, é possível instalar lixeiras de diferentes cores para cada um dos materiais recicláveis, ou até mesmo criar um sistema de venda dos materiais para a reciclagem, gerando uma renda extra para o condomínio que pode ser revertida em desconto para os moradores.

Posts recentes

Deixe um comentário

Converse conosco
no whatsapp
Obras no apartamento: o que é permitido pelo condomínio?Como reduzir a taxa de condomínio sem prejudicar a qualidade dos serviços?