Em Area do Sindico

O papel de um síndico na gestão de condomínios é essencial para garantir a satisfação de seus moradores. É imprescindível que você esteja ciente das responsabilidades que os síndicos assumem. Isso garantirá que não haja lacunas de expectativa, ou seja, qualquer diferença entre suas funções reais e o que você percebe que são seus direitos e deveres.

Neste artigo, a Contractual vai abordar esse assunto e trazer todos os detalhes para você.

Vamos começar pelos deveres do síndico:

Síndico como gerente de operações

Em primeiro lugar, o síndico é responsável por gerenciar as operações diárias do condomínio. Ele consegue isso cumprindo completa e adequadamente as políticas que a assembleia do condomínio estabelece. Isso pode incluir coisas como garantir a conformidade com os padrões de segurança.

Síndico como canal de comunicação

Além disso, o síndico atua como um canal de comunicação entre a comunidade e o conselho do condomínio. Todas as dúvidas e comentários são comunicados pelo síndico ao conselho do condomínio. No entanto, isso não significa que ele tem poder de decidir sobre os assuntos. O síndico deve levar as principais questões à assembleia e nada acontece sem que ela aprove adequadamente primeiro.

O síndico como mediador conflitos

As responsabilidades de um síndico incluem o dever de resolver conflitos. São indivíduos especialmente treinados para lidar com conflitos relacionados às regras da comunidade. Portanto, se você se encontrar em uma situação em que as regras da comunidade possam ser violadas, o síndico é a pessoa a quem você deve procurar.

O síndico também é gerente financeiro

Por último, mas não menos importante, os síndicos também são os gerentes das questões financeiras do conselho do condomínio. Eles gerenciam coisas como redigir o orçamento operacional, preparar demonstrações financeiras para cada mês, preparar declarações de impostos e cobrar taxas relacionadas a condomínios.

Direitos do síndico

Como você pode perceber, o síndico desempenha um trabalho importante e muito complexo. Mas, assim como todo profissional, ele também tem direitos. Confira só alguns desses direitos:

• Receber remuneração e/ou isenção de pagamento da taxa condominial, conforme previsto na convenção do condomínio ou aprovado em assembleia.

• Tirar férias anualmente, deixando tudo organizado para o período em que estiver ausente.

• Estabelecer horários para atender demandas que não sejam urgentes.

• Se for condômino, obviamente o síndico tem o direito de votar em assembleia.

Posts recentes

Deixe um comentário

Converse conosco
no whatsapp
responsabilidade do sindico3 dicas para descomplicar a vida em seu condomínio